segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O Cinanima vem à escola de Clara de Resende

Figura 1- Sessão de Cinema com os filmes propostos pelo CINANIMA.

As turmas de Educação Visual, de Oficina de Artes e alguns dos alunos de Manualidades do Ensino Especial tiveram a oportunidade de assistir a um programa de cinema de animação, proposto pelo CINANIMA na passada semana, de dia 7 a 11 de novembro. Integrado nas disciplinas de expressão plástica, foi dinamizada esta atividade, enquadrada no Plano Nacional de Cinema de modo a expandir a literacia visual e narrativa dos alunos dos segundo e terceiro ciclo. O cinema de animação, por se tratar de um mundo de arte vasto, feito de múltiplas técnicas e capaz de abordar temas de referência do mundo atual, constitui um ótimo instrumento de aprendizagem e reflexão.

No início da sessão, foi explicado que o CINANIMA é um dos Festivais de cinema de animação mais antigos e importantes do mundo. Este ano, na sua 46ª edição, o serviço educativo do CINANIMA realizou uma seleção de filmes para as sessões competitivas do festival e uma outra a divulgar junto de um público jovem nas escolas. Após consulta de uma folha de sala contendo os dados técnicos e a sinopse de cada um dos filmes, os alunos optaram pelo programa A ou B. Para além de dar a conhecer o CINANIMA e o modo como funciona um festival de cinema com as sessões competitivas, cerimónia de entrega de prémios, exposições, oficinas, seminários, conferências e encontros com realizadores procurou-se que, no final da sessão, os alunos votassem no melhor filme, melhor narrativa e melhor banda sonora, atribuindo assim uma espécie de prémio do público na escola. Uma vez que alguns dos filmes continham metáforas, existiu ainda espaço para um breve debate sobre os filmes exibidos e sobre as suas múltiplas interpretações.

Figura 2 - Votação do público para o melhor filme.

Da votação ocorrida na escola, para o programa A, o prémio de Melhor Filme foi atribuído a Esperança de Vida com realização de Léanne Pfeiffer, Samuel Desert, Maxime Liquard, Enola Durand, Olivier Radola, Maëlys Poulet, Clément Estrade, Quentin Wallaert da França, com técnica de Computador 3D; já o prémio de Melhor Narrativa e de Melhor Faixa Sonora foram atribuídos a Prisioneiro em Fuga com realização Igor Medvedev da Alemanha, com as técnicas de computador 2D e 3D.

No que concerne ao programa B, o prémio de Melhor Filme e de Melhor Narrativa foram atribuídos A Zona Proibida de Zach Tolchinsky dos EUA, com recurso às técnicas de Marionetas e Computador 3D. Já o prémio de Melhor Faixa Sonora foi atribuído a Improviso com realização de Morgane Duprat-Peter, Daphné Kutnowski, Yoann Bouabré, Sélena Aledji, Anthony Okoko, Laura Sadi Honniball da França, com recurso às técnicas de animação de computador 2D e 3D.

Seguiu-se uma breve demonstração de criação de uma animação com a técnica de recorte em papel, com recurso à aplicação Stop Motion Studio no telemóvel do professor.

Figura 3 - Demonstração de criação de um filme de animação.

Figura 4 - Assistência à criação de um filme de animação e participação na sonorização.

No final da sessão, foi deixada a sugestão para visitarem a cidade de Espinho no domingo e assistirem, no período da tarde, à sessão dos filmes premiados do festival no auditório do centro multimeios. Após esta sessão, de apropriação e reflexão, será dada continuidade nas aulas das diversas disciplinas com uma atividade de interpretação e comunicação, assim como de experimentação e criação em que será proposto aos alunos a realização uma pequena experiência em cinema de animação. Alguns dos resultados poderão ser posteriormente partilhados na página de internet da escola. No final da sessão, a satisfação pela experiência foi generalizada por parte dos alunos com base nos comentários recolhidos.
Professor Daniel Pedrosa
No formulário de votação, à pergunta “o que aprendeste?”, alguns alunos escreveram:
- Eu aprendi que devemos dar mais valor às pessoas enquanto as temos, aprendi que toda a gente erra e ninguém é perfeito, aprendi que nem tudo o que parece é, aprendi também que devemos ajudar todos aqueles que precisam...
- Aprendi várias lições que puderam ser muito úteis para o dia a dia, e aprendi também, que a animação não é só "infantil ou para crianças" e que também pode falar sobre assuntos muito importantes mas com metáforas.
- Relembrei-me de respeitar os mais velhos (o que já sabia), não desrespeitar os idosos (os avós) e não desistir dos meus sonhos.
- Aprendi que cada filme tem uma realidade completamente diferente. Todos têm a sua beleza e forma de apreciação.
- Aprendi as várias formas de expressão de um artista. Para uma tarefa, vários pontos de vista e várias soluções.
- Adorei ver os filmes qualquer um tinha uma criatividade absurda, adorei!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário