sábado, 27 de janeiro de 2024

Desafio Clubes Ubuntu: PAZ (e o que podemos fazer para a promover)

 

Janeiro é o mês dos recomeços e das resoluções, das listas do que pretendemos mudar e cumprir. É, por isso, um mês em que olhamos para o passado e percebemos o que podemos fazer de diferente para tornar o nosso e o mundo de todos melhor.

A Academia de Líderes Ubuntu convida a que olhemos para trás, em dois momentos distintos:

📅No dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto;

📅 No dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Ao revisitarmos estas datas encontramos o mote para o mês que abre o ano de 2024PAZ (e o que podemos fazer para a promover).

Ser empático uma vez por dia, não sabe o bem que lhe fazia...

Haverá melhor forma de começarmos a promover a paz, anunciado mais uma edição da Semana Ubuntu da Empatia?

Save the date: de 19 a 23 de fevereiro, convidamos a Comunidade Ubuntu a celebrar a empatia, dentro e fora da Escola. Em breve, divulgaremos mais detalhes.

Mas não ficamos por aqui. Para que possamos começar o ano a promover este estado de calma e tranquilidade nos nossos contextos, partilhamos algumas ideias.

Sugestões de atividades:

Através de um trabalho individual, os jovens são convidados a desenhar a sua ideia de Paz e refletir acerca das diferentes conceções percecionadas.

✋ Realizar Atividade

Esta dinâmica tem como objetivo promover a empatia, ao abrir, de uma forma dinâmica, um espaço de reflexão sobre injustiças sociais e políticas. 

👉 Saber mais!

Desafiamos os Clubes Ubuntu a construir mil tsurus, numa ação coletiva pela Paz, inspirada na história de Sadako Sasaki.

Tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, de boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. A lenda japonesa diz que esta ave pode viver até aos mil anos e que quem fizer mil tsurus em origami, com o pensamento voltado para um desejo, poderá vê-lo ser realizado.

O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para colorir e preencher as Escolas, de norte a sul do país, com este símbolo de Paz e assim esperançar um mundo em que ela exista.

🔎 Saber mais sobre Sadako!

Sugestões de filmes:

🎬 O menino do pijama às riscas

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade.

Certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação que delimita a sua casa. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

🎞️ Gandhi

Um filme que nos mostra a biografia de Mohandas K. Gandhi, desde a sua fase como pequeno advogado até ao grande líder espiritual da Índia, que conquistou fama mundial através dos seus protestos utilizando a filosofia da não violência.

Gandhi não era um líder de nações, nem tinha dotes científicos. No entanto, este pequeno e modesto homem, fez o que outros antes dele não conseguiram fazer. Conduziu um país inteiro para a liberdade, dando ao seu povo esperança.

Sugestões de livros:

📗História Verdadeira e Triste de Seis Homens que Procuravam a Paz

David McKee aborda, neste livro, um tema complexo e incontornável: a guerra. História verdadeira e triste de seis homens que procuravam a paz. É uma obra-prima que expõe com rara beleza e simplicidade o absurdo de uma realidade que acompanha a Humanidade desde que o Homem é Homem.

📙Quando Hitler roubou o Coelho Cor-de-Rosa

Encantador, comovente, divertido. O livro Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é uma das obras mais lidas por jovens de todo o mundo. Considerada um clássico da literatura juvenil, e inspirada na vida da própria autora Judith Kerr fala-nos da Segunda Guerra Mundial numa nova perspetiva e até com algum humor.

📘 O mundo em que vivi

Num registo autobiográfico, Ilse Losa vai-nos revelando como era o mundo em que viveu de uma forma tão bela e tão doce que contrasta com a realidade obscura e sombria que qualquer família judia viveu no final da Primeira Guerra Mundial na Alemanha. 

Sugestão de música:

🎶 We Are The World

A caminhada pela paz não tem que fazer-se sem banda sonora. Sugerimos um clássico, composto por Lionel Richie e Michael Jackson.

“There comes a time

When we heed a certain call

When the world must come together as one…”

Esperamos que os Clubes Ubuntu possam encontrar aqui sugestões de como nos juntarmos como um e promovermos a paz, como a música indica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário