sexta-feira, 12 de junho de 2020

12 de junho Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Crescimento da exploração do trabalho infantil é risco iminente durante pandemia

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de Junho. Foi criado pela Organização Internacional do Trabalho - que faz parte da Organização das Nações Unidas – que instituiu a data em 2002. Esta efeméride, que é celebrada no mesmo mês que o Dia Mundial da Criança, tem como objectivos alertar a população para a realidade de muitas crianças, as quais são obrigadas a trabalhar no seu dia-a-dia quando a sua rotina deveria ser ir à escola, bem como agregar esforços num movimento global para a eliminação do trabalho infantil.

Trata-se de um estímulo para que todas as nações adoptem normas e acções sólidas de combate ao trabalho infantil como o desenvolvimento de políticas que protejam os direitos das crianças, inspecções regulares em locais de trabalho e a garantia do acesso das crianças a educação.

A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil com graves perigos à saúde das crianças. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos nos países pobres.

É fundamental refletir sobre esta temática tão nefasta para as crianças, assim como fomentar a vontade de alterar esta situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário