quarta-feira, 3 de junho de 2020

3 de Junho de 1924: Morre o escritor checo Franz Kafka

3 de Junho de 1924: Morre o escritor checo Franz Kafka,autor de "Processo", "América", "Metamorfose".
Fotografia de Franz Kafka  (1906)
Escritor checo de ascendência judaica e expressão alemã, Franz Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresceu sob as influências de três culturas: a judaica, a checa e a alemã.
Estudou Direito durante alguns anos, mas em 1917 contraiu a doença que constituía naquela época, o flagelo da humanidade, -a tuberculose-, que o acompanhou sempre durante o resto da sua existência.
A sua obra literária é essencialmente composta por romances e contos. Como contista Kafka aproxima-se do Expressionismo, sem que, contudo possa ou deva ser enquadrado em qualquer movimento literário. O cunho do seu "mundo" é o homem angustiado, obrigado a viver uma vida absurda, paradoxal, o homem solitário moderno, na sua angústia constante sem remédio. Situações e cenas ambíguas e grotescas transformam-se em representações de sonho e de visão que, fazem lembrar o Surrealismo, que Kafka grandemente influenciou. A profundidade e a riqueza das suas parábolas, dos seus símbolos e dos seus motivos têm provocado, todavia, múltiplas e diferentes apreciações respeitantes ao valor real da sua obra No entanto Kafka é geralmente considerado como o renovador do género épico narrativo contemporâneo de repercussão universal.
Primeira página da Carta ao Pai de Franz Kafka
A Metamorfose (1916) narra o caso de um homem que acorda transformado em gigantesco insecto; O Processo (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; em O Castelo (1926), o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. Estas três obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio caráter do século: "kafkiano".
Autor de várias coletâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora Carta ao Pai (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance Amerika.
Morreu no dia 3 de junho de 1924, num sanatório perto de Viena, onde estava internado com tuberculose. Desde então, o seu legado -resgatado pelo amigo Max Brod- exerce enorme influência na literatura mundial.
Fontes: Franz Kafka. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
educacao.uol.com.br

in blogue Estórias da História

Sem comentários:

Enviar um comentário