quinta-feira, 11 de junho de 2020

Feriado de 11 de junho: Dia do Corpo de Deus

Corpo de Deus
O Corpo de Deus é uma festa cristã católica celebrada no 60º dia após a Páscoa, mais concretamente, na quinta-feira que se segue ao domingo da Santíssima Trindade.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O cónego Tiago Pantaleão de Troyes (futuro papa Urbano IV), arcediago do Cabido Diocesano de Liège (Bélgica), tomou conhecimento do segredo da freira Juliana de Mont Cornillon (Bélgica), que teve visões de Cristo onde manifestou vontade de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com especial importãncia. Por volta de 1264, na cidade Bolsena (Itália), ocorreu um milagre, a saber: um sacerdote, no momento de partir a hóstia, viu sair, da sagrada partícula eucarística, sangue que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a missa). O papa (Urbano IV) determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto (Itália) em grande procissão no dia 19 junho de 1264, sendo levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes, podendo, dessa forma, ser comemorada entre as datas de 21 de maio e 24 de junho. Em virtude da Eucaristia ter sido instituída por jesus numa quinta-feira (Quinta-Feira Santa), o Corpo de Deus celebra-se sempre numa quinta-feira.
Em Portugal, a celebração da festa do Corpus Christi, foi declarada pelo rei D. Dinis (1261-1325), e começou a ser comemorada em 1282, embora existam referências da sua realização desde os tempos de D. Afonso III (1210-1279).

Evangelho segundo S. João
51Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» 52Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» 53Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, 55porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. 56Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. 57Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. 58Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»
Pedro Fernandes
Professor EMRC

Sem comentários:

Enviar um comentário