segunda-feira, 22 de junho de 2020

PNL2027 em Ação: Ler + Fácil

O PNL2027, o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID) decidiram associar-se para criar o projeto Ler + Fácil.

O projeto pretende combater as baixas competências e práticas de leitura e escrita dos adultos através de uma solução digital integrada com ferramentas automáticas para português europeu que asseguram a análise, classificação e conversão de obras literárias e de textos científicos e informativos mais complexos e formais para os níveis + Fácil (A1-A2) e + Claro (B1).

Em Portugal, 1/3 dos adultos não sabem ler nem escrever, entendem mal o que leem ou expressam-se com dificuldade, sendo incapazes de resolver um vasto leque de problemas académicos, profissionais ou da vida quotidiana. Os adultos que precisam de aceder ou garantir o emprego são leitores raros e têm baixa escolaridade: apenas 50% dos adultos entre 25 e 64 anos concluíram o ensino básico e 33% dos adultos entre 25 e 34 anos têm o ensino secundário.
Esta ausência ou abandono de práticas e hábitos de leitura e escrita sempre se mostrou difícil de combater devido à falta de livros e textos adequados à idade e nível de proficiência leitora destes adultos.

Com esta solução tecnológica pretende-se:
- desenvolver as capacidades e o gosto pela aprendizagem e pelo conhecimento humanístico, científico e digital da população adulta;
- aproximar os leitores adultos da literatura;
- melhorar as práticas de comunicação e educação para todos.

A implementação do Ler+ Fácil beneficiará, ainda, do contacto e envolvimento com a população-alvo através dos Centros Qualifica, com os quais o PNL2027 vem desenvolvendo, desde 2017, o projeto Ler+ Qualifica.

O Ler+ Fácil candidatou-se ao Solve.MIT / Gulbenkian Award for Adult Literacy, com o objetivo de encontrar financiamento e parceiros interessados no desenvolvimento destes instrumentos, tendo em conta o seu forte potencial para os organismos públicos, escolas, serviços de saúde, bibliotecas, empresas, editoras e tantas outras entidades de Portugal ou dos países de Língua oficial Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário