quarta-feira, 15 de julho de 2020

Onde os Livros São o Mundo

Uma viagem à descoberta do mundo através de bibliotecas itinerantes muito originais e dos seus bibliotecários improváveis
Série documental que nos leva numa viagem à descoberta do mundo através de bibliotecas itinerantes muito originais e dos seus bibliotecários improváveis
As bibliotecas itinerantes levam livros a lugares onde as pessoas vivem no limite ou em zonas remotas. Seja de bicicleta, navio ou camião do lixo, fazem chegar livros às crianças nas favelas de Bhopal na Índia, aos sem-abrigo em Portland nos Estados Unidos, ou àqueles cujo próximo livro está simplesmente muito longe.
Acompanhamos estas bibliotecas itinerantes muito originais, geridas por bibliotecários improváveis que nos revelam os seus motivos, o entusiasmo contagiante pela leitura e nos dão a conhecer o quotidiano de leitores na Índia, Itália, Caraíbas, Colômbia e Estados Unidos.

Episódio 1
Onde os Livros São o Mundo
No sul das Caraíbas, navega um navio diferente de todos os outros. O Logos Hope, a maior biblioteca flutuante do mundo, que viaja pelos mares de todo o mundo cheio de livros e voluntários que os distribuem às pessoas. Micha Roggensinger faz parte desse grupo de voluntários há um ano.
Em Kingstown, capital de São Vicente, o Logos Hope é extremamente popular: milhares de habitantes da ilha embarcam e escolhem os seus livros preferidos.
Episódio 2
Onde os Livros São o Mundo
Todos os dias, num bairro de lata da cidade indiana de Bhopal, no norte da Índia, Muskaan, de onze anos de idade, abre a sua biblioteca móvel às crianças. A livraria chama-se "Kitabi Masti", que significa "Livros Divertidos". Muskaan está convencida de que apenas através da educação as crianças, como ela, têm uma oportunidade na sociedade. Mesmo a morte repentina do pai, há um ano, não reduziu a sua dedicação. Todas as crianças à sua volta adoram ser inspiradas pelo seu entusiasmo pela leitura.

Episódio 4
Onde os Livros São o Mundo
Há vários anos, uma bicicleta com uma caixa cheia de livros leva livros às pessoas que vivem nas ruas de Portland, nos Estados Unidos. Com a sua iniciativa, Laura Moulton, fundadora do projeto, pretende levar os sem-abrigo a sério principalmente como leitores. Ao lhes oferecer a oportunidade de levarem livros emprestados, Laura quer devolver-lhes um certo sentimento de participação na sociedade. Ben Hodgson, que costumava viver nas ruas, é um dos condutores e tem sido um membro indispensável da Street Books.
Episódio n.º5
Onde os Livros São o Mundo
No Sul de Itália, Antonio La Cava, um antigo professor, viaja há anos pelo país com a sua "Bibliomotocarro" para encorajar as crianças a ler livros. Quando a pequena biblioteca móvel azul-celeste, com uma cobertura de telhas e uma chaminé, chega às aldeias remotas de Basilicata torna-se evidente a importância dos livros e da leitura para as crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário