sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

18 de dezembro: Dia Internacional dos Migrantes "Reinventando a Mobilidade Humana"

Reinventando a Mobilidade Humana é o tema do Dia Internacional dos Migrantes marcado este 18 de dezembro
As Nações Unidas estimam que 272 milhões vivam fora de seus países, 51 milhões a mais que em 2010. Por ocasião da data, o secretário-geral António Guterres realçou o momento de oportunidade na recuperação da pandemia para se implementar o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular. 

Inclusão 
 O chefe da ONU também sugere que se reinvente a mobilidade humana e se permita que os migrantes dinamizem economias nos países de origem, no exterior e construam sociedades mais inclusivas e resilientes. 

Recuperação 
Na resposta e recuperação, o apelo é que haja maior atenção na integração de migrantes em planos nacionais para uma recuperação mais inclusiva e sustentável. Os especialistas sublinham ainda as limitações de acesso dos migrantes à proteção social e a condições de trabalho decentes, além do grave risco de exploração a que estão expostos. Com a chegada das vacinas, os relatores apelaram para o acesso e que os migrantes, independentemente de seu estatuto legal, possam ser vacinados em condições iguais às dos cidadãos locais. 
in ONU
Neste Dia Internacional dos Migrantes, a Pordata assinala que nos últimos dez anos as comunidades estrangeiras que mais cresceram em Portugal foram os nepaleses, italianos e franceses. A maior comunidade continuam a ser a brasileira, a caboverdiana, a britânica e a romena.



Sem comentários:

Enviar um comentário