quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

08 fevereiro 2023 - Dia Internacional da Educação 2023

Dia Internacional da Educação 2023: Investir nas Pessoas, Priorizar a Educação

Decorrido cerca de metade do período de implementação dos 17 Objetivos da Agenda 2030, as Nações Unidas consideram que a educação é essencial para alcançar o desenvolvimento em todos os setores(17 ODS) e, nesta medida, deve ser priorizada.

Anteriormente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada a 10 de dezembro de 1948, consagrava a educação um direito universal (artigo 26.º), impondo aos países um ensino fundamental gratuito e obrigatório para todas as crianças e jovens e a Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989, estabelecia a importância do ensino superior acessível a todos.

Contudo, há países, como o Afeganistão, nos quais é negado, a todas as meninas e mulheres, o direito de aprender, estudar e ensinar - desde agosto de 2021 que o novo regime político de Cabul proíbe que crianças com mais de 12 anos e mulheres possam frequentar a escola.

Por este motivo, em 2023, o Dia Internacional da Educação - proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 3 de dezembro de 2018 (Resolução 73/25) - teve por tema, Investir nas Pessoas, Priorizar a Educação e foi dedicado a todas as meninas e mulheres afegãs.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, na mensagem para esta efeméride, sublinha a importância de criar ambientes de aprendizagem solidários e inclusivos, apelando aos países para acabar com todas as leis e práticas discriminatórias de acesso à educação.

Destaca que o tema do Dia Internacional da Educação 2023 nos lembra “para investir nas pessoas, priorizar a educação”.

Recorda que a Cimeira das Nações Unidas para Transformar a Educação (Transforming Education Summit - TES) impulsionou globalmente o ODS 4, pois “reuniu o mundo para reimaginar os sistemas educativos, para que cada aluno tenha acesso ao conhecimento e às competências necessárias para ter sucesso” e “mais de 130 países assumiram compromissos para garantir que a educação universal de qualidade se torne um pilar central de políticas e investimentos públicos”.

O Dia Internacional da Educação 2023 foi marcado pela publicação de dois importantes documentos:

Relatório Global de Monitorização da Educação (Global Education Monitoring Report - GEM) da UNESCO, publicado anualmente e que monitoriza o progresso dos países relativamente ao alcance do ODS4 – o seu conteúdo será analisado brevemente numa publicação neste blogue;

Relatório sobre a Cimeira Transformar a Educação 2022 (Report on the 2022 Transforming Education Summit) do Comité Diretivo de Alto Nível/ High-Level Steering Committee [3]. Este Comité, do qual fazem parte jovens e elementos da sociedade civil, foi incumbido, por parte do Secretário-Geral das Nações Unidas, para acompanhar e monitorizar a Cimeira e induzir a integração dos seus resultados a nível global, regional e nacional. Segundo o Anexo 4 deste relatório, o Comité Diretivo de Alto Nível promove o intercâmbio de conhecimentos e práticas e a cooperação entre países e organizações, incentivando “políticas baseadas em evidências, monitoriza o progresso e melhora a disponibilidade e o uso de dados [sublinhado nosso]”, contribuindo para mobilizar financiamento no setor.

De acordo com a UNESCO, antes da pandemia Covid-19 o mundo estava longe de alcançar as metas da Educação 2030, “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (ODS 4). E durante a pandemia retrocedeu-se nos progressos alcançados, agravando-se as desigualdades no setor .

O Dia foi ainda marcado pelo lançamento da Iniciativa Global da Juventude, coordenada pela Rede Juvenil ODS4/ SDG4 Youth Network que visa pôr em prática as recomendações da Declaração da Juventude para Transformar a Educação e dar visibilidade ao compromisso dos jovens para mudar a escola e a educação. Nos próximos sete anos de ação para a agenda global cabe aos jovens um papel decisivo.

in Blogue da RBE

Sem comentários:

Enviar um comentário