terça-feira, 13 de agosto de 2019

13 agosto: Dia Mundial do Canhoto

O dia Mundial do Canhoto é um dia de homenagem a todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial  e foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976.

O canhoto é aquele indivíduo que utiliza mais os membros esquerdos para realizar as atividades do seu dia a dia, como por exemplo escrever com a mão esquerda. Ele também pode ser chamado de esquerdino ou sinistromano.

O cérebro divide-se em dois hemisférios – direito e esquerdo – e cada um controla os movimentos da parte oposta do corpo. Ou seja, os gestos que fazemos com a mão esquerda, o pé esquerdo e o olho esquerdo são controlados pelo hemisfério direito, enquanto os movimentos do lado direito do corpo são controlados pelo hemisfério esquerdo. Assim sendo, uma vez que a maioria das pessoas é destra o hemisfério que predomina é o esquerdo. Nos indivíduos canhotos é o hemisfério direito que lidera.
São vários os estudos que indicam que os canhotos pensam mais rápido quando praticam determinadas atividades como: conduzir, jogos de computador ou praticam desporto. Pesquisas recentes referem que os canhotos têm uma ligeira vantagem de pensamento em relação aos destros, o que seria explicado pelo fato de os destros utilizarem apenas um hemisfério (o direito) para processar a linguagem e muitos canhotos usarem os dois hemisférios, esta vantagem é visível em várias atividades. O uso de ambos os hemisférios, torna o indivíduo mais imaginativo, mais capaz de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia e há mesmo investigadores que afirmam que os canhotos têm uma visão diferente do mundo ou que são mais suscetíveis a uma série de problemas de saúde.
Alguns famosos canhotos:
  • Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
  • Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft.
  • Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano.
  • Leonardo DaVinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.
  • Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas, como a Nona Sinfonia.
  • Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano.
  • Napoleão Bonaparte: imperador francês.
  • Paul McCartney: baixista dos Beatles.
DAACIA

Sem comentários:

Enviar um comentário