domingo, 11 de agosto de 2019

Bibliotecas nas praias algarvias

A Rede de Bibliotecas do Algarve disponibiliza, sazonalmente, aos munícipes e veraneantes, três Bibliotecas de Praia, não só com o objetivo de estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias, como também, o de dar a conhecer os serviços disponibilizados pelas Bibliotecas Municipais.
Biblioteca de praia em Armação de Pêra – Silves (Fotos D.R.)

Instaladas em locais muito frequentados, quer nas areias da Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, quer em zonas próximas do areal, como o Centro Náutico, na Praia de Faro, ou em equipamento próprio perto da Praia do INATEL, em Albufeira, todas as bibliotecas disponibilizam livros, periódicos (jornais e revistas) e jogos de mesa.

Dependendo do equipamento, as Bibliotecas de Praia funcionam entre junho e agosto e possuem um horário de funcionamento variável, dependendo do município a que pertencem. Todas possuem um Fundo Documental, composto por documentos de ficção e não ficção, em língua portuguesa e em língua estrangeira e dirigido a públicos de todas as idades.

No concernente aos serviços disponibilizados, salienta-se o empréstimo domiciliário, a título gratuito, normalmente, pelo prazo de 5 dias, podendo, em caso de necessidade, o documento ser renovado por igual prazo.
Biblioteca de praia em Albufeira

Tendo em conta o protagonismo que estes equipamentos ganharam ao longo dos anos, é de observar, que os livros são procurados por pessoas de todas as idades. Os interesses dos mais pequenos repartem-se pelos contos, romances de aventuras e material lúdico, como os jogos de mesa, e os interesses dos adultos dividem-se entre os jornais diários, as revistas semanais e os romances.

De entre os utilizadores, o protagonismo cabe aos veraneantes, mas os munícipes, ao começarem a frequentar as Bibliotecas de Praia acabam por se tornar leitores das Bibliotecas Municipais, provando assim, não só o sucesso desta iniciativa, como também, o seu contributo na formação de novos leitores.

A título de conclusão, resta-nos acrescentar, que as Bibliotecas de Praia transformaram-se, para quem as utiliza, em ambientes paradisíacos e refrescantes e para os seus promotores, num verdadeiro sucesso.
(Anabela Anjos / Biblioteca Municipal de Silves)
(CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário