sábado, 24 de agosto de 2019

Festas Portuenses: São Bartolomeu na Foz do Douro

Morreu esfolado na Turquia há quase dois mil anos e hoje inspira uma curiosa celebração, celebrada todos os anos em agosto. Trajes de papel que se desfazem a cada mergulho nas águas de Atlântico, num ritual que junta o sagrado e o pagão, na Foz do Douro. 
No rito católico romano, 24 de agosto assinala o dia de São Bartolomeu, um dos doze apóstolos de Jesus.
Segundo a tradição, Bartolomeu foi missionário na Índia, na Arménia e na Pérsia e morreu mártir. Há três versões sobre a sua morte.
Algumas fontes narram que foi espancado até ficar inconsciente e atirado ao mar, tendo morrido afogado. Outra versão refere que foi crucificado. Por último, há ainda os que aludem que acabou os seus dias esfolado vivo e decapitado na Turquia.
O mártir esfolado é o que mais tem sido representado por pintores e escultores. Por isso, São Bartolomeu é frequentemente apresentando com uma faca na mão e segurando a sua própria pele – tal como acontece, por exemplo, no “Juízo Final”, pintado por Miguel Ângelo no teto da Capela Sistina, no século XVI. Curiosamente, São Bartolomeu é o padroeiro dos curtidores, sapateiros, luveiros, encadernadores, talhantes e estucadores.

No Porto, o santo mártir é todos os anos lembrado na Foz do Douro, com uma grande dose de animação.
A tradição remonta ao século XVI, quando as populações locais tomavam banhos na expectativa de curar doenças, como a gaguez, a gota ou a epilepsia. Oficialmente, as festas de São Bartolomeu existem desde o século XIX.
As festas em honra de São Bartolomeu têm como ponto alto o cortejo do Traje de Papel. Centenas de pessoas vestem-se a rigor com trajes totalmente feitos de papel, desfilando entre a Cantareira e a praia do Ourigo, num percurso de pouco mais de um quilómetro. Chegados à praia, os participantes mergulham nas águas do mar, no ritual do “banho santo”.
Manda a tradição que o ritual “banho santo” inclua sempre sete mergulhos por cada banho no mar. Só mantendo escrupulosamente este preceito os participantes poderão agradecer os “favores” de São Bartolomeu e esperar amplos benefícios de cura e proteção proporcionados pelo santo para no ano seguinte.

As festas em honra de São Bartolomeu são dos eventos mais originais da cidade e do país e uma tradição única no mundo que, a cada ano, atrai um número sempre crescente de participantes, tanto portugueses como estrangeiros.

No desfile de 2019, a União de Freguesias irá celebar o centenário do nascimento da escritora portuense Sophia de Melo Breyner Andresen.

Sem comentários:

Enviar um comentário