terça-feira, 24 de novembro de 2020

24 de novembro: Dia Nacional da Cultura Científica 2020

O IA, PNL 2027 e Planetário do Porto celebram o Dia Nacional da Cultura Científica 2020 

A 24 de novembro de 1906 nascia Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química e grande promotor do ensino da ciência e da cultura científica em Portugal. Atualmente, celebra-se nesse dia o Dia Nacional da Cultura Científica.

O IA associa-se às celebrações, em parceria com o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com um dia repleto de atividades particularmente dedicadas às escolas. As sessões estão abertas a todos os interessados, quer individualmente, quer em grupo, a partir da sala de aula, biblioteca, ou das suas casas, sem necessidade de inscrição prévia.

As atividades serão realizadas online através do canal do IA no YouTube.

Programa

10h00 – 11h00

Sessão de Planetário Online “O Sol, a nossa Estrela”

Partindo do Sol como fonte primária de energia dos ecossistemas, compreendemos a Terra como o único planeta onde, hoje, se conhece vida. Contudo, tal é apenas o mote para explorarmos esta nossa estrela companheira. Observa os movimentos dos corpos em sua órbita e mergulha no fluido que a forma. Vê como este maravilhoso astro queima 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo. Tudo isto numa experiência imersiva com imagens de detalhe nunca visto.

Público Alvo: 1º e 2º ciclo

Moderação: Elsa Moreira, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

11h00 – 12h00

Cantinho da Astronomia

As representações gráficas do Sistema Solar mostram frequentemente oito planetas de tamanho similar a distâncias semelhantes entre si. Essa visão está bem longe da realidade! Numa oficina prática iremos fazer uma viagem pelo Sistema Solar, recorrendo a alimentos da nossa cozinha (couscous, grão de bico, pimenta, laranjas, cocos, nozes) para reproduzir os tamanhos à escala dos planetas. Para sabermos a que distância estão do Sol iremos usar… um rolo de papel higiénico. Terminaremos assim com um Sistema Solar comestível à escala de uma sala de aula.

Público Alvo: 1º e 2º ciclo

Moderação: Catarina Leote, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

NOTA: Para a realização desta atividade será necessário reunir previamente o seguinte material: um rolo de papel higiénico, alguns grãos de couscous, pimenta preta/cravinho, grão de bico e milho painço, cinco nozes com casca/castanhas grandes/tomates cereja grandes, uma laranja e uma toranja/coco/meloa pequena.

Sem comentários:

Enviar um comentário