domingo, 1 de novembro de 2020

Dia de Todos os Santos na Biblioteca Escolar_EMRC

 A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos.

 No final do segundo século, os cristãos começaram a honrar as pessoas que tinham sido mortas por causa da sua fé (mártires) e, considerando que elas já estavam com Cristo no céu, oravam para que essas pessoas intercedessem a seu favor.

A partir da perseguição de Diocleciano, o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (século IV) de um dia comum para a celebração de todos os mártires aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.

A comemoração regular do dia de todos os santos começou quando, em 13 de maio de 609/ 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (o templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires.

A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741) dedicou uma capela em Roma a Todos-os-Santos e ordenou que eles fossem homenageados no dia um de novembro. Em 835, o Papa Gregório IV declarou-a uma festa universal. Na realidade, no dia um de novembro já existia uma grande festa pagã de origem celta – ano novo. O dia de todos os santos, com o tempo, foi tendo uma grande importância. Dessa forma, a celebração vespertina foi ganhando uma grande dimensão. Essa vigília, em Inglaterra, era chamada All Hallow´s Eve (vigília de todos os santos). Com o decurso do tempo foi começando a ser chamada All Hallowed Eve, depois All Allow Een e mais tarde Halloween.

No calendário dos antigos celtas, 31 de outubro era a Véspera do Ano-Novo. Os celtas, junto com seus sacerdotes (druidas), acreditavam que, na véspera do ano-novo, as almas dos mortos deambulavam pela terra. Sustentava-se que alimentos, bebidas e sacrifícios podiam apaziguar tais almas. O culto praticado também incluía fogueiras para expulsar os maus espíritos.

Em relação ao dia dos fiéis defuntos este é celebrado no dia 2 de Novembro. É uma tradição que remonta ao século II. Nessa altura alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que tinham morrido. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) impuseram a comunidade cristã de dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro, porque no dia 1 celebrava-se a Festa de Todos os Santos.

A finalizar importa referir que ”A santidade não significa fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas ordinárias com Amor e Fé.” (Papa Francisco)

Pedro Fernandes

(Prof. EMRC)

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Todos_os_Santos

https://www.google.com/search?q=dia+de+todos+os+santos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5xrOnu7nsAhWUrHEKHQ40AOYQ_AUoAXoECAcQAw&biw=1280&bih=856#imgrc=3hzozutnxsgafM&imgdii=GuAjttJnti9cHM

https://www.google.com/search?q=dia+de+todos+os+santos+&tbm=isch&ved=2ahUKEwjusdbb477sAhVLw4UKHSL-APEQ2-cCegQIABAA&oq=dia+de+todos+os+santos+&gs_lcp=CgNpbWcQA1DeuQFYs7wBYLS_AWgAcAB4AYABoAWIAf0LkgEHMC4xLjUtMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=cYqMX661C8uGlwSi_IOIDw&bih=689&biw=1280#imgrc=0yTM4QD_cDduDM&imgdii=cSxhtXYPtN3TSM


Sem comentários:

Enviar um comentário