domingo, 31 de janeiro de 2021

"A Revolta do 31 de janeiro de 1891", por Helena Quaresma, 6ºA

A Revolta do 31 de janeiro de 1891


A revolta do 31 de janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.

No dia 31 de janeiro de 1891, no século XIX, um movimento republicano levou a cabo um levantamento militar contra a monarquia - que na altura tinha cedido ao ultimato britânico de 1890. A revolta parecia estar a surtir efeito quando, no antigo edifício da Câmara Municipal do Porto, se ouviu Alves da Veiga (advogado e político republicano) proclamar da varanda a Implantação da República, na atual Praça da Liberdade.

Os revoltosos pretendiam dirigir-se para a Batalha, para tomar estações de correios, pela Rua de Santo António (após a República ser implantada, foi rebatizada para Rua de 31 de Janeiro), onde se deu um confronto armado. Terão morrido 12 pessoas e ficado feridas mais de 40. A meio da manhã, a rendição dos revoltosos consumava-se com os principais líderes a conseguir fugir para o exílio. Mais de 500 militares envolvidos foram julgados e condenados.

A rebelião não teve os efeitos imediatos desejados, mas foi um passo importante para que 19 anos depois a República viesse mesmo a ser proclamada em Portugal.

Helena Quaresma-6ºA
Professora Laurentina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário