quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A quaresma. por Cardeal Tolentino Mendonça

 
A nossa vida não é só um conjunto de inevitabilidades: ela tem de ser uma opção fundamental, isto é, tem de ser algo que eu decido, que eu quero, um caminho que escolho, em diálogo com o Espírito. A minha vida tem de ter fundamento, para não ser uma deriva, um fragmento flutuante no oceano convulso. Precisamos de um centro. E para ter um centro, precisamos de momentos de recentramento para ouvirmos a nossa voz interior, para nos escutarmos mais profundamente, para perguntarmos: 
«O que é que eu vivo? O que me enlaça? O que procuro? O que sou?». 
Estes momentos de recentramento são revitalizadores.
A Quaresma não são 40 dias para tentarmos fazer rituais mais ou menos arcaicos. A Quaresma é um tempo de revitalização, um tempo para nos colocarmos as perguntas-chave que vão favorecer o renascimento do que somos. E Deus sabe como cada um de nós precisa de renascer. Por isso este é o tempo de voltar a si

“Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,12-15)
Cardeal D. José Tolentino Mendonça 
#tolentinomendonca #josetolentinomendonca #quaresma

Sem comentários:

Enviar um comentário