quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Operação 7 Dias com os Media - 12ª edição - “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”

 "Operação 7 dias com os Media" a decorrer entre 3 e 9 de maio 2024. 


"O tema central de 2024, “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”, propõe uma reflexão  crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo: 
  • Discursos de ódio nas redes sociais  
  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz 
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia 
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online ⁻ O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz 
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade 

A iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos  mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do  conhecimento sobre o universo dos media.  

A partir de 23 de janeiro de 2024, o GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos  (escolares, profissionais, pessoais), a descobrir formas de se envolverem e participarem  ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024."



“Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a  12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media”, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024O GILM, promotor da iniciativa, encoraja vivamente a participação ativa de todos. É uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

A era digital trouxe consigo a democratização do acesso à informação, mas também expôs as sociedades à radicalização e à polarização das opiniões, alimentando sentimentos de medo, insegurança e incerteza.

Este fenómeno é evidenciado nos conflitos na Ucrânia e na Palestina, que transcendem o campo de batalha físico, assumindo uma nova dimensão – a guerra comunicacional, que se desenrola tanto nos territórios em disputa quanto nas esferas digitais e mediáticas de todo o mundo. 

Em Portugal a guerra comunicacional é visível em temas fraturantes (política, desporto, identidade de género, entre outros), mas também em debates do quotidiano, que contribuem para o radicalismo e polarização da sociedade.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.

Estes são alguns tópicos para reflexão, mas são bem vindas todas as ideias e temáticas relacionadas com a literacia mediática e com os diferentes tipos de media (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…). Nos 7 dias com os Media existe abertura para receber todos os contributos que ajudem a refletir sobre os média e a importância da literacia mediática.

  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
  • O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
  • Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media
  • A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade
  • O radicalismo e polarização das sociedades
  • Discursos de ódio nas redes sociais 
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

Sem comentários:

Enviar um comentário