quarta-feira, 6 de março de 2024

Exposição "Move-te por Valores" de 1 a 8 de março na Escola Clara de Resende - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

A exposição “Move-te por Valores” tem como objetivo divulgar e promover a ética no desporto e da cidadania através de testemunhos e histórias vivenciadas por individualidades nacionais e internacionais ligadas ao desporto e à cidadania, bem como abordar temas que visam sensibilizar para a importância dos valores da ética no desporto e na relação pessoal e social, como sejam o fair play, o respeito, a tolerância, a entreajuda e a disciplina, a compreensão entre outros, nos recintos desportivos, nas escolas e nas associações de juventude.

São histórias de atletas, de cidadãos e outras individualidades contadas na primeira pessoa, cheias de significado valorativo e que fascinaram o mundo, não apenas pelo que os seus protagonistas conseguiram atingir no plano técnico, mas por se terem afirmado como pessoas verdadeiramente ímpares, excecionais, ao vivenciarem histórias exemplares de caráter, integridade, desportivismo e cidadania. 


Visita de vários alunos à Exposição.

A exposição “Move-te por Valores” é composta por 20 histórias apresentadas sob o formato de painéis. A estes, juntar-se-ão mais histórias, apresentadas igualmente sob o formato de painéis, produzidas pelas escolas que acolhem a exposição e que prosseguirão em itinerância com a exposição base. Os painéis produzidos pelas escolas serão objeto de seleção periódica pelo PNED.

Esta exposição é uma iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED)/ Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., em parceria com o Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, levando às escolas os valores do desporto e europeus e potenciando que cada escola seja uma embaixadora de valores como a solidariedade, a paz, a interajuda, estilos de vida saudáveis e a plena cidadania europeia.

Isabel Pereira
Professora Embaixadora do Parlamento Europeu
Coordenadora da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário