sexta-feira, 8 de março de 2024

Feliz Dia da Mulher!

Se é isso mau génio, talvez seja» (Natália Correia, Entrevista de 1983).
Natália Correia, homenageando todas as mulheres que são educadoras/professoras, bem como todas as que atuam na escola:
«Acho que a missão da mulher é assombrar, espantar. Se a mulher não espanta... De resto, não é só a mulher, todos os seres humanos têm que deslumbrar os seus semelhantes para serem um acontecimento. Temos que ser um acontecimento uns para os outros. Então a pessoa tem que fazer o possível para deslumbrar o seu semelhante, para que a vida seja um motivo de deslumbramento. Se chama a isso sedução, cumpri aquilo que me era forçoso fazer. O meu primeiro contacto com as pessoas é de uma grande afabilidade. Quando as pessoas recusam essa afabilidade, então eu dou-lhes o que elas me pedem: irascibilidade. Volto-lhes as costas irascivelmente, mais nada. 

"O Dia Internacional da Mulher" é assinalado desde o início do século XX mas só em 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Este dia celebra os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje e relembra o caminho para a igualdade. Falamos de causas como: direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou acesso à educação.

O tema de 2024 é «𝗜𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗻𝗮𝘀 𝗺𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀: 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮𝗿 𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼» e realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.




Sem comentários:

Enviar um comentário