segunda-feira, 11 de março de 2024

Livro do mês "Os segredos de Juvenal Papisco"

 

Sinopse: Orão é um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.

Quando o jornal clandestino A Trama acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todos as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.

Os segredos de Juvenal Papisco é um romance de estreia memorável, que com uma fina ironia e um apurado sentido caricatural se apresenta como uma metáfora social, expondo a traição, a urdidura política, as fraquezas da justiça, o espaço conjugal como campo de sonhos e de utopias e as mezinhas respondendo ao que a medicina não pode.

Bruno Paixão: nasceu em Coimbra, em novembro de 1975. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é professor do Ensino Superior e investigador.

Bruno Paixão

Foi jornalista, é cronista regular na imprensa nas áreas da corrupção e do escândalo político e autor dos livros de crónicas Prime Time is my Time (2017) e Fake Time is not my Time (2021), para além de outros de âmbito académico.

No final da década de 90, participou na fundação da publicação universitária de defesa dos Direitos Humanos Enviado Especial. Em 2000, presidiu à Comissão Executiva do Congresso “Pensar Portugal”. Entre 2000 e 2004, foi membro da direção da Associação Portuguesa Para o Estudo da Propriedade Intelectual.

Os segredos de Juvenal Papisco, obra vencedora do Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2021, é o seu romance de estreia.

Sem comentários:

Enviar um comentário