sábado, 16 de novembro de 2019

16 de novembro: Dia Internacional da Tolerância “tolerância é um ato de humanidade”

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.
-se neste dia encontros, debates, campanhas de informação, entre outras iniciativas. O ênfase vai para a educação para a tolerância e para as várias formas de injustiça, opressão, racismo e discriminação, assim como para as consequências deste na sociedade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos
A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:
  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.
Na sua mensagem para o Dia Internacional da Tolerância, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, considera que a “tolerância é um ato de humanidade, que devemos sustentar e promover no dia-a-dia das nossas vidas, para nos alegrar com a diversidade que nos torna fortes e os valores que nos unem”. Azoulay relembrou a declaração da UNESCO sobre os Princípios da Tolerância, onde a tolerância é reconhecida como o respeito e valorização das várias culturas mundiais, das nossas formas de expressão e das formas de ser humano. A tolerância também faz parte da “universalidade dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais de cada um”.
O fortalecimento da tolerância, promovido pelo entendimento mútuo entre culturas e povos é um dos valores fundamentais da Carta da Organização das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos do Homem. 
Atualmente, com o rápido crescimento de extremismos e conflitos no nosso mundo, o Dia Internacional da Tolerância tem grande importância para a ONU. De forma a combater a intolerância, as Nações Unidas definiram cinco pontos fundamentais:
  • A luta contra a intolerância necessita leis;
  • A luta contra a intolerância necessita educação;
  • A luta contra a intolerância necessita acesso à informação;
  • A luta contra a intolerância necessita sensibilização individual;
  • A luta contra a intolerância necessita soluções locais.

O Dia Internacional da Tolerância é celebrado desde 1996, pela UNESCO. De realçar que ainda nos encontramos na Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), com objetivo de promover o diálogo intercultural. Mais recentemente, as Nações Unidas lançaram a campanha “TOGETHER” para promover tolerância, respeito e dignidade em todo o mundo, com especial enfoque na redução das atitudes negativas em relação aos refugiados e migrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário