quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Este ano volta a haver Concurso Nacional de Jornais Escolares!

Do 1.º ao 12.º ano de escolaridade
Este ano volta a haver Concurso Nacional de Jornais Escolares!

Todos os que nas escolas básicas e secundárias se empenham na aventura que é fazer um jornal escolar têm agora um incentivo acrescido: com o PÚBLICO na Escola regressa também o concurso nacional que durante mais de 20 anos premiou e divulgou o que de melhor ia sendo publicado nos estabelecimentos de ensino portugueses.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares, cujo regulamento será dado a conhecer em breve, está aberto à participação de jornais — em papel ou digitais — de escolas e agrupamentos de todos os níveis e ciclos da escolaridade obrigatória, do ensino público e do privado. No caso dos jornais impressos, terão de ter pelo menos três edições durante o ano letivo de 2019-20.

Desta vez, a edição do concurso não é subordinada a um tema. A ligação à atualidade — da escola e da comunidade, do país e do mundo — continua a impor-se como um dos principais critérios de valorização, mas os assuntos abordados são escolhidos pelos professores e pelos alunos.

Estimular o aparecimento das publicações escolares e contribuir para o aperfeiçoamento das existentes foi sempre enunciado como um dos objetivos basilares do PÚBLICO na Escola. Os propósitos mantêm-se: fomentar a prática de um jornalismo escolar crítico e imaginativo, alargando-o a um número maior de escolas e com redobradas preocupações de qualidade; aumentar a importância da utilização dos jornais escolares no processo de ensino/aprendizagem e na construção da identidade das escolas; fazer dos jornais escolares um instrumento cívico para a discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e o meio; contribuir para o desenvolvimento da Educação para os Media.


DeClara vamos participar?

Sem comentários:

Enviar um comentário