sábado, 9 de novembro de 2019

9 de novembro: 30 anos da queda do Muro de Berlim

O muro que dividia Berlim e o mundo

Começou a ser construído em 1961 e foi derrubado em 1989. Mais do que dividir Berlim, o muro dividiu o mundo em dois blocos e foi o símbolo da chamada guerra fria.
Estendia-se por vários quilómetros e ocupava cerca de cem metros de largura, onde se podiam encontrar várias fileiras com muros, arame farpado, torres de vigilância e pontos de controlo.
Foi construído pelo bloco comunista com o objetivo de evitar a saída de pessoas que pretendiam abandonar a Alemanha de Leste.
Ao longo dos mais de 20 anos foram milhares de pessoas que o tentaram ultrapassar, e mais de uma dezena encontrou a morte, quando o tentava fazer.
A desagregação da União Soviética e do fim da chamada cortina de ferro, sentenciou o destino do muro e também ditou o destino da Alemanha. Dividida em zonas de influência desde a segunda guerra mundial, em 1945, o país seria reunificado em 1990.
Entre 1961 e 1989, a cidade ficou dividida em duas zonas distintas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

9 de novembro de 2019: 30 anos da queda do Muro de Berlim

Alemanha atual
Bandeira da Alemanha
A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha, é um país localizado no oeste da Europa  (Europa ocidental) e é uma das maiores potencias mundiais.
Faz fronteira com nove países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa e Suíça.

Dados Gerais
Capital: Berlim
Extensão territorial: 357.120 km²
Habitantes: 80.688.545 habitantes (dados de 2015)
Clima: Principalmente temperado
Idioma: Alemão
Religião: Cristianismo, a maior parte seguidores do Luteranismo
Moeda: Euro
Sistema de Governo: República democrática parlamentarista
Chanceler: Angela Merkel (desde 2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário