sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A Bertrand do Chiado é a livraria mais antiga do mundo!

A livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, está em funcionamento desde 1732 e foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records em 2011.
Quantas histórias guarda a livraria mais antiga do mundo? Ninguém sabe, nem pode saber. Porque são incontáveis as memórias de uma casa com quase 300 anos. Refúgio de escritores, revolucionários e conspiradores, o n.º 73 da rua Garrett está no Guiness Book.
Assim que entramos na primeira sala, percebemos imediatamente que a Bertrand não é uma livraria qualquer. Do lado direito, uma placa assinala o “Cantinho de Aquilino”, uma homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro que ali gostava de ficar sossegado, a ler. Também Alexandre Herculano era frequentador assíduo da casa, para lançar os seus livros e participar nas tertúlias diárias.
O espaço acabava por funcionar como um clube literário, ponto de encontro de grandes vultos da literatura portuguesa. Por lá passaram os intelectuais da Geração de 70, como Eça de Queirós, Antero de Quental, Ramalho Ortigão e Oliveira Martins. E tantos outros, ainda hoje.
Nas muitas histórias que se contam, de revolucionários utópicos e conspiradores que aqui urdiam os seus planos, uma em especial ainda provoca calafrios: José Fontana, defensor dos trabalhadores e fundador da Associação Fraternidade Operária, que mais tarde dá origem ao Partido Socialista, suicidou-se no interior da livraria onde tinha começado a sua vida profissional.
A Bertrand, fundada em 1732, nasceu como negócio de uma família francesa. Instalada primeiro na rua Direita do Loreto, em Lisboa, foi destruída pelo terramoto de 1755, mas a marca dos livros sobreviveu. A livraria foi então transferida para perto da Capela da Nossa Senhora das Necessidades e, em 1773, renasce definitivamente no Chiado.
Considerada uma das mais emblemáticas livrarias portuguesas, a Bertrand da baixa pombalina foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records em 2011 como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. O certificado, exposto na loja em lugar de destaque, aconteceu quase por acaso, como começa por nos contar a peça que aqui trazemos.

Já se pode almoçar na livraria mais antiga do mundo
Com entrada pela Livraria ou pela Rua Anchieta, o Café Bertrand propõe uma ementa com pratos e criações inspirados na cozinha portuguesa. Os apreciadores de vinhos não se sentirão defraudados, a carta conta com mais de 60 referências nacionais, de todas as regiões.
Neste espaço intimista e tranquilo, onde os visitantes são recebidos por um grande mural de Fernando Pessoa da autoria da artista Tamara Alves, o conceito é verdadeiramente livresco: os pratos que constam na ementa inspiram-se em livros de gastronomia, de vinhos, de poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário