sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Maratona das Cartas: o maior evento de Direito Humanos do Mundo

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Escola Clara de Resende vai participar na Maratona das Cartas, promovida pela Amnistia Internacional, no contexto da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro.

A Maratona das Cartas consiste na recolha do maior número de "assinaturas" possível a favor de casos concretos de desrespeito e violação dos Direitos Humanos, em casos muito concretos nos mais variados países do mundo. Este ano, para Portugal, foram selecionados 5 casos de jovens na Grécia, Irão, Filipinas, México e Sudão do Sul.

Esta ação realizada à escala mundial vai este ano adotar uma metodologia de maior sustentabilidade e respeito pelo ambiente, deixando de haver toneladas de "papel" envolvido e desperdiçado, e sendo feita por via digital, online, acessível através dos telemóveis, tablets, computadores, etc.

É neste contexto que a Escola Clara de Resende convida toda a comunidade educativa, os alunos a partir do 10.º ano e muito especialmente as famílias e amigos, a participar nesta ação, divulgando-a também nas suas próprias redes sociais, e assinando as petições usando, para isso, o código atribuído à Escola Clara de Resende ( UQTG em maiúsculas ou minúsculas ).

Esta ação será divulgada junto dos alunos a partir do 10.º ano, apresentando e discutindo com eles os 5 casos referidos, ficando, deste modo, mais esclarecidos para poderem participar nesta "Maratona".

O processo passa por aceder ao sítio da Amnistia Internacional, com o seguinte endereço - https://www.amnistia.pt/maratona/

Aí encontra-se uma descrição dos casos, o conteúdos das cartas e petições que serão enviadas e a quem. Ao concordar em assinar os casos deve ser introduzir o endereço de email, o n.º do CC e o código da Escola Clara de Resende é ( UQTG em maiúsculas ou minúsculas )

No sítio da Amnistia Internacional podem ser visualizados múltiplos testemunhos de pessoas que viram melhoradas as suas situações de desrespeito pelos seu direitos mais básicos, a partir destas ações da Amnistia Internacional.

Esta atividade termina a 31 de janeiro de 2020

A equipa da Cidadania e Desenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário